Ter resultados na empresa está diretamente relacionado à motivação e satisfação dos colaboradores do seu negócio. Infelizmente, alguns gestores ainda acreditam que esses fatores não se relacionam e, por isso, não investem em medidas diferenciadas de bonificação e campanha de incentivo para os colaboradores.
Gestores que querem ter sucesso precisam gerir de forma mais humanizada, desenvolvendo a comunicação e as técnicas de abordagem e incentivo junto ao time.
É muito positivo investir na premiação da equipe com base em alguma meta eu objetivo alcançado, mas não se pode esquecer que o processo de criação de uma campanha de incentivo vai muito além disso. A comunicação fundamental para que isso dê certo, e é papel do bom gestor saber comunicar-se com a sua equipe. Por isso, separamos algumas dicas. Confira:
Aprenda a comunicar
Um dos erros mais comuns entre gestores é não saber comunicar. Na posição de gerência, é preciso ter habilidades de oratória bem desenvolvidas, principalmente para conseguir passar a mensagem correta para os seus colaboradores e ser persuasivo ao dar informações ou sugerir coisas novas.
O interessante é buscar auxílio nesse aspecto, como cursos de liderança e oratória para desenvolver essas habilidades e se destacar como gestor.
Ainda na comunicação, é fundamental ter a sensibilidade de olhar nos olhos dos colaboradores durante a conversa. Não seja aquela pessoa que “escuta” enquanto digita um e-mail e apenas concorda com a cabeça para o que está sendo dito: esteja presente! Presença e atenção criarão uma relação maior de confiança e respeito entre vocês.
Seja transparente
A transparência também é um passo fundamental para que a sua campanha de incentivo dê certo e os colaboradores estejam mais satisfeitos. Atualize-os frequentemente a respeito das “regras” para que o benefício seja alcançado, fale sobre como está o processo de conquista, como estão os números, quais são os objetivos etc.
Todas essas questões precisam ficar bem claras para o time entender onde estão e o que falta para conseguirem alcançar o resultado satisfatório. É mais fácil chegar ao lugar quando sabemos o caminho que temos que seguir, não é mesmo?!
Ouça seus colaboradores
Outro ponto fundamental para melhorar a sua campanha de incentivo é entender que a comunicação precisa ser, necessariamente, bilateral. Você, como gestor, tem o papel de comunicar-se com os seus colaboradores sobre todas as necessidades, propostas e objetivos da empresa. Por outro lado, é fundamental que você permita que eles também se comuniquem.
Escute o que eles têm a dizer, tente entender suas necessidades e trabalhe para transformar o ambiente em um lugar cada vez mais leve e feliz. Como já mencionamos, é necessário dedicar um tempo para ouvir cada colaborador e entender suas dúvidas. Largue o celular, o notebook, esqueça os problemas: a prioridade agora é ouvir o que ele tem a dizer.
Comunicar bem é fundamental para garantir a satisfação dos seus colaboradores. Seja transparente e tenha uma política muito clara de ouvir o que a sua equipe tem a dizer. Um bom líder está sempre presente e dá a atenção necessária aos seus colaboradores.
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