Equipe externa: 5 passos para gerar motivação de parceiros

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Equipe externa: 5 passos para gerar motivação de parceiros
quipe-externa-x-passos-para-gerar-motivacao-de-parceiros

Quando uma equipe não está motivada, ela não só deixa de vender como não contribui que a empresa cresça de maneira eficiente e sustentável. Afinal, sem ter um ambiente de trabalho adequado, suporte e direcionamento correto, ninguém trabalha de forma engajada. E, um dos principais desafios de gestores está justamente em motivar a equipe externa e seus parceiros de negócios.

Existem algumas atitudes que podem mudar o cenário e fazer com que todos se sintam mais motivados. O primeiro passo é listar quais são as principais dificuldades no dia a dia, pois avaliar como está o ambiente é importante para ver quais ações precisam ser priorizadas. Abaixo, reunimos 5 passos para gerar motivação na equipe externa!

1. Comunique-se com frequência com sua equipe

Todos os parceiros de negócios precisam estar alinhados com os objetivos da empresa. Parece óbvio, mas, na correria, nem sempre a equipe consegue se comunicar e alinhar expectativas. Por isso, faz parte do papel do gestor de garantir que todos estejam na mesma página.

Marcar reuniões periódicas ou conferências por vídeo são formas rápidas e práticas para resolver qualquer problema de comunicação. Além disso, nesses encontros fica mais fácil descobrir se há algo que esteja desmotivando a equipe externa.

2. Invista na capacitação profissional

Seja vendedores externos, parceiros ou dealers, é possível investir na capacitação profissional de cada um deles. Além de engajar a equipe externa, esse é um investimento que pode trazer resultados em longo prazo.

Como nem sempre os profissionais possuem tempo ou capital para se capacitarem, o nível de motivação realmente pode ser bem baixo. Mas, quando a empresa está disposta a oferecer cursos, workshops ou ferramentas que possam agregar valor, essa atitude ajudará a aumentar o engajamento da equipe externa.

3. Estabeleça metas alcançáveis

Você sabe por que sua equipe não consegue bater metas? Lembre-se de que para que as metas funcionem, elas precisam estar de acordo com a capacidade de entrega da equipe externa e não podem ser inalcançáveis.

Além de desmotivar as pessoas, metas muito ousadas não ajudam a empresa a crescer de forma sustentável. Por isso, invista em um planejamento de metas que inspire todos da equipe a quebrar barreiras.

4. Celebre para incentivar a equipe externa

Não basta estimular parceiros de negócios a baterem metas, é importante celebrar pequenas ou grandes conquistas. Nesse sentido, vale investir em premiações customizadas e que realmente motivem a equipe externa. Caso contrário, as pessoas tendem a deixar as metas de lado.

Viagens de incentivo, por exemplo, são ótimos prêmios e podem proporcionar experiências inesquecíveis para seus parceiros de negócios. De feiras corporativas a eventos esportivos, existem diferentes formas de premiações. As vantagens são inúmeras e o prêmio pode unir ainda mais a equipe!

5. Administre bem o tempo

Não tem nada mais desmotivador do que ter que apagar incêndios, lidar com o estresse por conta de demandas atrasadas ou não ter tempo para entregar tarefas. Por isso, para que sua equipe externa fique motivada sempre é preciso que o tempo seja bem administrado por todos. Utilize ferramentas de gestão para que todos saibam o que os outros parceiros de negócio estão fazendo.

Como falamos nos tópicos acima, para motivar a equipe externa existem diversas formas. O importante é colocar as recomendações em prática para que o engajamento seja consistente! Curta nossa página no Facebook para não perder nossas dicas de gestão e motivação de equipe!