Guia rápido: como ser um bom líder para a sua equipe

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Guia rápido: como ser um bom líder para a sua equipe

Toda equipe ou projeto precisa de um bom líder, que aponte os caminhos a serem seguidos e garanta bons resultados. Estar nessa posição é um privilégio, mas também traz muitas responsabilidades — é preciso ter uma série de características para ser capaz de exercer esse papel.

Confira nosso guia rápido e veja várias dicas de como ser um bom líder para a sua equipe!

Saiba ouvir e analisar o discurso do outro

O líder tem a habilidade de ouvir e entender não só o que as pessoas estão falando, mas também o que elas não dizem — e, muitas vezes, o segundo é muito mais importante que o primeiro.

Com isso, ele amplia a sua percepção e pode extrair muito mais informações do que a maioria das pessoas consegue. Assim, ele antecipa vários comportamentos e tendências junto à sua equipe de trabalho, além de ter uma boa noção do clima empresarial.

Reconheça as atitudes positivas

O bom líder sabe tanto o momento de fazer uma crítica construtiva à sua equipe quanto a hora de reconhecer as atitudes positivas. Se o líder só aponta as falhas e os erros da equipe e nunca enaltece algo certo ou bom que foi feito, a equipe fica desmotivada e descontente com o trabalho ao longo do tempo.

Muitas vezes, reconhecimento é tudo o que um funcionário precisa de seu líder. Esse reconhecimento não precisa vir sempre em forma de bônus ou aumento, às vezes um feedback positivo ou um elogio já é o suficiente para elevar a autoestima do seu colaborador!

Crie um ambiente favorável às novas ideias

Um bom líder sabe como estimular a criatividade dos seus colaboradores com técnicas que vão desde a tradicional reunião de brainstorming até a promoção de desafios com recompensas.

Ele estimula cafés da manhã interativos na empresa, almoços entre os funcionários e até happy hours, pois sabe que um clima de troca de ideias e experiências entre as pessoas faz com que todos cooperem uns com os outros. Esse estímulo à troca também incentiva novas ideias e descobertas, pois ao compartilhar problemas e dificuldades os insights surgem.

Recompense os bons resultados

Uma boa equipe só continua boa se os resultados que ela traz são cada vez melhores. Nesse sentido, um bom líder é capaz de estimular sua equipe a melhorar o próprio desempenho.

As recompensas por metas alcançadas levam à satisfação dos colaboradores, que se sentem mais motivados para elevar ainda mais a produtividade, dando início a um ciclo positivo.

Encare os erros como falhas dos processos e não das pessoas

Um bom líder sabe reconhecer as falhas dos processos sem penalizar as pessoas e sem julgá-las moralmente. Ele procura reconhecer suas falhas e aprender com elas, mostrando o mesmo para a equipe.

Assim, o líder cria um clima de confiança e estimula a apresentação das falhas — pois quanto mais rápido um processo for corrigido, maior é a chance de que a operação seja bem-sucedida.

Desenvolva o espírito de liderança em todos da equipe

O espírito de liderança é uma característica essencial a todos, não somente ao líder. Fará bem para a sua equipe se cada um for capaz de tomar as rédeas de alguma situação e se souber o que e como fazer para resolver os problemas.

A liderança muito centralizada é algo que já está ultrapassado. O líder que adere a esse estilo se torna parte essencial da empresa, mas com o tempo fica sobrecarregado por ser o único responsável por absolutamente tudo o que acontece. Se o líder faltar ou precisar se dedicar a uma determinada tarefa, por exemplo, todo o resto fica uma bagunça.

Se todos da equipe tiverem um espírito de liderança, as coisas ficam mais fáceis para todas as partes: os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos com a autonomia e o líder pode operar mais estrategicamente.

Desempenhe o papel de consultor na hora de resolver problemas

Continuando a linha de pensamento do tópico anterior, desempenhe o papel de consultor no momento de resolver problemas, não os tome sempre para você. Algumas situações podem tranquilamente ser resolvidas pela equipe e talvez ela precise apenas de uma ajuda sua — tente não ser o protagonista da resolução dos problemas sempre.

Se o líder tenta solucionar sozinho todo problema que surge, certamente acabará sobrecarregado. Além disso, os problemas continuarão a voltar para você. Agora, se você optar por somente ajudar a resolver uma situação, da próxima vez que o problema acontecer, sua equipe já saberá solucioná-la sozinha.

Trace metas inteligentes

Ter metas é algo muito importante, pois elas norteiam a equipe e dá diretrizes sobre como as coisas devem ser feitas. No entanto, mais importante do que criar as metas, é que elas sejam inteligentes. Você sabe o que é uma meta inteligente?

São aquelas que realmente levam a algo que tenha importância. São aquelas que possam ser atingidas, pois ninguém se sentirá motivado e produtivo diante de um desafio que pareça impossível mesmo com todo o esforço da equipe.

O líder não deve se preocupar em estabelecer uma série de metas — até porque se houver muitas, ficará difícil de acompanhá-las. Defina poucos objetivos, que levem a um resultado real, que possam ser atingidos com determinado empenho e que sejam capazes de motivar a equipe.

Não leve as coisas para o lado pessoal

O líder também precisa ser capaz de separar o lado pessoal do lado profissional. Conseguir deixar isso claro na mente de cada membro da equipe amplia muito o grau de envolvimento e faz os índices de frustração e desapontamento caírem radicalmente.

Quando as pessoas entendem que o que está sendo dito ou orientado não é pessoal, a visão de todos muda radicalmente e o time passa a trabalhar da maneira ideal.

Prepare outros para liderar

Um bom líder sabe identificar perfis de liderança em sua equipe e, em vez de encará-los como ameaças à sua posição, ele tem a capacidade de trazê-los para perto de si. Assim, além de gerar bons frutos para a empresa, esses colaboradores ficam aptos para ocupar posições de liderança no futuro.

Você identificou alguma dessas características em você? Precisa melhorar em alguns aspectos? Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos e colegas de trabalho como ser um bom líder!