Inspire-se! 7 hábitos de pessoas altamente eficazes

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Inspire-se! 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
inspirese-7-habitos-de-pessoas-altamente-eficazes

Você já leu tantos posts sobre produtividade no trabalho, que já consegue recitar de cor as principais dicas? A verdade é que, muitas vezes, estas dicas nem sequer foram testadas. Mas nesse artigo de hoje o foco é outro. Vamos apresentar sete hábitos para a produtividade, desenvolvidos e aplicados por pessoas altamente eficazes. Se funcionou com elas, certamente vai funcionar com você também!

Acorde mais cedo

E queremos dizer bem mais cedo. Pessoas altamente eficazes e bem-sucedidas geralmente acordam entre as 4h00 e as 5h30 da manhã. Assim, elas têm à disposição algumas horas a mais em que ninguém está acordado. Nestas horas, elas podem trabalhar sem interrupções e se dedicar ao que realmente importa para elas.

Pratique exercícios

A maioria das pessoas altamente eficazes sempre conseguiu fazer uma boa gestão de tempo, encaixando algum exercício à rotina, mesmo em meio à correria. Essa tradição inclui, aliás, nomes como o ex-presidente americano Theodore Roosevelt e o atual presidente, Barack Obama. Fazer exercícios é uma forma cientificamente comprovada de aumentar sua sensação de felicidade e combater o estresse.

Busque motivação

É impossível ser eficaz quando você não está motivado para o trabalho. Falta de motivação leva à procrastinação e também faz com que você aceite resultados de menor qualidade. Para buscar mais motivação no seu dia a dia, você pode ler textos inspiracionais e refletir sobre os aspectos positivos do seu trabalho.

Steve Jobs tinha sua própria técnica: ele se olhava no espelho todos os dias e perguntava, “Se este fosse o último dia da minha vida, eu estaria satisfeito com o que estou fazendo?”. Quando a resposta era “não” durante muitos dias seguidos, ele sabia que precisava mudar alguma coisa no rumo de seu trabalho.

Não faça muitas coisas ao mesmo tempo

Em vez disso, concentre-se em uma atividade de cada vez. Quando você entra no ciclo do “multitasking”, sua eficiência e eficácia diminuem. Timothy Ferriss, empresário, escritor e palestrante americano, recomenda que o ideal é desenvolver apenas dois objetivos ou tarefas por dia.

Use o domingo para organizar sua semana

Esse é um hábito de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter: usar os domingos para refletir e planejar o restante da semana. Confirme aquelas reuniões que são realmente necessárias, definas as metas de cada dia, relembre os principais deadlines. Assim, quando a manhã de segunda-feira chegar, você já estará pronto para “atacar” sua agenda de trabalho.

Leia mais, sobre todos os assuntos

Para quem trabalha no mundo dos negócios, a leitura é simplesmente indispensável, começando pela leitura de jornais de manhã para, é claro, ficar atualizado com as mudanças que acontecem no mundo e que vão, de uma forma ou de outra, afetar sua empresa. Porém, também é válido ler livros de filosofia, clássicos da literatura, artigos científicos. Provando que este hábito é útil para quem busca ser mais eficaz, Mark Zuckerberg se comprometeu, em 2015, ao desafio de ler um livro a cada duas semanas.

Desenvolva o networking

Quem desenvolve o networking é mais eficaz em longo prazo, pois estabelece conexões com pessoas que, mais à frente, o ajudarão a completar seus objetivos. Pessoas bem-sucedidas sabem disso e estão sempre buscando oportunidades de estabelecer novos contatos. É por esse motivo que o autor Dale Carnegie se tornou mundialmente famoso, com seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

As pessoas altamente eficazes desenvolvem hábitos que jogam a seu favor, permitindo que elas façam mais e melhor a cada dia. Você também já desenvolveu algum hábito que o ajuda a ser mais produtivo, eficaz e bem-sucedido? Compartilhe sua dica conosco e com nossos leitores, nos comentários deste post!