Investir em pessoas: saiba por que essa ação vai salvar a sua empresa!

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Investir em pessoas: saiba por que essa ação vai salvar a sua empresa!
investir-em-pessoas-saiba-por-que-essa-acao-ira-salvar-a-sua-empresa

Investir em pessoas é fundamental para que a empresa se torne competitiva no mercado. Isso porque, o capital humano faz sim muita diferença dentro de uma organização. Uma pesquisa realizada em 2006 pela Harvard Business School concluiu que os concorrentes levam cerca de sete anos para conseguirem alcançar o nível da equipe de uma organização, enquanto o preço, por exemplo, pode ser copiado em um tempo bem menor, cerca de 30 dias.

Desta forma, manter os colaboradores qualificados, motivados e engajados é muito importante para garantir um melhor desempenho da organização, principalmente, em momentos de crise. Quer saber por que é importante investir em pessoas? Leia o nosso artigo!

Aumento da produtividade da empresa

Quem está motivado e satisfeito com o seu trabalho produz mais, ou seja, consegue desenvolver melhor o seu trabalho. Por isso, investir nas pessoas é fundamental para que a organização tenha um alto desempenho no que diz respeito à produtividade.

É importante ressaltar ainda que, em momentos de recessão econômica, principalmente, quando é preciso fazer cortes de colaboradores, ter uma equipe com alto índice de produtividade faz toda a diferença. Acredite: uma equipe menor, mas de alto desempenho produz mais do que vários colaboradores sem capacitação.

Diminuição da rotatividade na equipe

Investir na capacitação e motivar os colaboradores, aliando isso a um bom clima organizacional, entre outros fatores, ajuda a diminuir a rotatividade dos colaboradores. Isso porque, ao receber uma proposta de emprego, o profissional pensará duas vezes.

Além disso, dificilmente, uma pessoa que está satisfeita com o seu trabalho procurará um novo emprego. Desta forma, a empresa retém os seus talentos e evita ter que treinar novos colaboradores do zero, economizando tempo e dinheiro.

Incentivo aos colaboradores

Um grande diferencial para valorizar o colaborador é investir em estratégias de motivação como bonificações e viagens de incentivo para um destino atrativo. Uma boa estratégia é traçar metas e oferecer esses benefícios para quem alcançá-los. Assim, durante o processo, o colaborador terá motivação para dar o seu melhor para que a meta seja cumprida.

Melhora nos resultados

É importante investir em pessoas de forma estratégica, para que os resultados sejam eficazes. Pense em quais são os objetivos da empresa com as ações voltadas para a valorização e a capacitação da equipe. Ao promover capacitações, por exemplo, faça um levantamento para avaliar quais são os treinamentos que cada área precisa.

Afinal, não adianta sair promovendo qualquer área, apenas por fazer. Além disso, é importante identificar qual o tipo de treinamento é melhor para a sua empresa. Cursos na própria empresa? Programas de mentoria? Workshops? Cursos in company? Outro ponto importante é definir estratégias na área de comunicação interna, com o objetivo de motivar e engajar os colaboradores.

Investir em pessoas é importante, porém, é preciso promover ações de forma estratégica e coordenada, envolvendo os gestores, o RH e a comunicação. Não se esqueça de que uma equipe de alto desempenho faz toda a diferença e se torna um grande diferencial para a empresa.

Quer saber mais sobre como investir em pessoas pode transformar a sua empresa? Assine a nossa newsletter para ficar sempre por dentro dos nossos textos!