Marketing de Incentivo: como estruturar uma excelente campanha?

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Empresas que investem em marketing de incentivo estão percebendo e comemorando seus bons resultados. Isso porque motivar a sua equipe é uma excelente forma de aumentar as vendas e, consequentemente, obter boas perspectivas de performance.

Porém, o marketing de incentivo exige alguns cuidados com o planejamento. Leia nosso post e confira como fazer isso dentro de sua empresa:

O que significa marketing de incentivo

Essa modalidade de marketing é uma maneira de motivar sua equipe para aumentar seus resultados, sendo muito utilizada para times de vendas. A ideia é motivar seus colaboradores a serem mais produtivos para que, ao final de determinado período preestabelecido, os que obtiverem melhores resultados ganhem um prêmio ou recompensa.

A gratificação deve estar dentro do orçamento do negócio, mas também precisa ser objeto de desejo dos colaboradores, para que se torne motivo suficiente para aumentar seus resultados individuais e, consequentemente, os da empresa.

Como fazer marketing de incentivo

Fazer uma campanha de marketing de incentivo dentro de sua empresa requer cuidados ao planejá-la e, principalmente, ao criar o regulamento com todas as informações disponíveis para que sua equipe possa consultar quando quiser.

Por isso, atenção aos seguintes itens:

Estrutura do planejamento

Todo planejamento precisa de uma boa estrutura. Comece se reunindo com os gestores ou os líderes de cada setor de sua empresa e liste tudo o que precisa estar no regulamento, deixando as ideias bastante claras na campanha.

Defina o prazo de duração da campanha. Será esse o período que sua equipe terá para desenvolver suas atividades e, por isso, essa decisão está diretamente relacionada à premiação. O planejamento também deverá incluir o orçamento total que deverá ser investido.

Objetivo

Toda campanha precisa de um objetivo definido e com o marketing de incentivo não é diferente. Defina em seu regulamento qual é o intuito da campanha como, por exemplo, aumentar o número de vendas, criar processos de vendas mais ágeis ou diminuir a taxa de inadimplência. É a partir desse objetivo que você vai estabelecer a meta que deverá ser alcançada pela sua equipe para conquistar a premiação final da campanha.

Premiação

A ideia da campanha é fazer com que sua equipe alcance determinado objetivo dentro de um prazo estipulado. Por fim, aquele que obtiver melhores números, segundo a medição utilizada, receberá uma premiação.

Como já dito, essa premiação é que vai motivar sua equipe a trabalhar mais e melhor, por isso precisa ser algo que agrade seus colaboradores, mas que também caiba no orçamento estipulado. A premiação pode variar de acordo com o período de duração da campanha, sendo as de maior duração com um prêmio maior.

Uma boa premiação para campanhas de longa duração pode ser uma viagem com um acompanhante para determinado lugar, com as despesas pagas. Para campanhas de menor duração, uma possibilidade é um almoço ou jantar pago pela empresa, por exemplo.

Medição dos resultados

A forma de medir os resultados precisa ser clara e objetiva para que ninguém fique prejudicado por falsas ou péssimas medições. É possível usar os métodos já existentes dentro da empresa ou inserir técnicas novas. A forma de avaliar os resultados pode variar de acordo com o objetivo da campanha.

Você pode mensurar os resultados a partir da quantidade de vendas concluídas por cada integrante da equipe ou, ainda, pelo faturamento gerado no período da campanha, caso o objetivo seja aumentar as suas vendas.

Para você não errar nessa avaliação de resultados, é preciso saber quais os benefícios que podem ser obtidos com uma boa campanha de incentivo. Veja abaixo quais são os mais importantes:

1. Alavancar a lucratividade da empresa

Elevar índices de lucratividade é o desafio de qualquer gestor. As razões são óbvias: sem alterar muito o portfólio de produtos ou a estrutura da operação, conseguir colocar mais dinheiro em caixa.

Como as campanhas de incentivo podem ajudar? A resposta é simples: colaboradores motivados, comprometidos com a empresa, são mais produtivos. Esse aumento na produção está diretamente vinculado ao seu engajamento que, por sua vez, tem relação com a sua percepção sobre a companhia. E este é o principal objetivo de uma boa ação de incentivo: recompensar devidamente o colaborador pelos seus esforços, fazendo com que ele se sinta valorizado!

2. Reter mão de obra qualificada

Mercados cada vez mais competitivos exigem que as empresas tenham ações específicas para reter os bons colaboradores. Eles obviamente são importantes para assegurar a qualidade da entrega feita pela operação para seus consumidores finais. Mas há também outra questão que reforça a importância dessa estratégia: o custo de treinamento e de formação dos profissionais pesa no orçamento das operações e, para justificá-lo, é fundamental que a pessoa permaneça na companhia por determinado período.

O marketing de incentivo pode ser um importante aliado nesse sentido, uma vez que torna possível garantir que o colaborador seja efetivamente reconhecido por seu trabalho. Numa boa ação, isso pode ser feito a partir de diversas estratégias de premiação, como as viagens de incentivo, reconhecidamente uma das mais efetivas em termos de resultados.

3. Melhorar a relação com parceiros de negócio

Não é apenas internamente que as ações de incentivo fazem a diferença no negócio. Quem atua nessa área sabe que uma boa campanha pode fazer muita diferença nos resultados da empresa que depende de parceiros para efetivar suas vendas. É o que ocorre nas indústrias automobilística e farmacêutica e na área de seguros e de agronegócio, apenas para citar as principais.

Nesses setores, uma estratégia bem desenhada vai reverter diretamente no desempenho da área de vendas que, por natureza, é bastante competitiva e necessita trabalhar em cima de metas bem definidas.

Para obter resultados, independente do tipo de estratégia que será adotada, o mais importante é que você cuide adequadamente de cada etapa, do planejamento à mensuração dos resultados. Fique atento: não se esqueça de elaborar o regulamento com todos os detalhes da campanha. Informação é tudo para o sucesso da sua ação!

Uma última dica para garantir que sua campanha seja bem-sucedida é contar com uma empresa especializada, devidamente habilitada para lhe indicar a estratégia mais adequada de acordo com seus objetivos.

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