Mercado de seguros: o que é preciso para incentivar os parceiros?

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Mercado de seguros: o que é preciso para incentivar os parceiros?
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O mercado de seguros é um ambiente extremamente árduo, em que poucos profissionais conseguem realmente prosperar. Trabalhar como corretor de seguros não é para qualquer um: é preciso saber trabalhar sob a pressão constante de metas, ouvir muitas respostas negativas no seu cotidiano e, claro, gerar resultados efetivos.

A responsabilidade principal do sucesso nessa carreira sempre estará nas mãos do próprio profissional, mas as empresas do setor podem sempre engajar esses parceiros de variadas formas para conseguir maximizar a sua produtividade.

Neste artigo, destacamos 5 técnicas comprovadas que podem potencializar o desempenho de corretores de seguros. Confira a lista!

1. Crie metas alcançáveis e bonifique proporcionalmente

Como geralmente ganham por comissão, os corretores de seguro já costumam naturalmente buscar os melhores resultados sempre. Mas definir uma boa meta pode incentivar e direcionar o esforço deles de maneira mais efetiva.

Uma meta boa é aquela que é alcançável e desafiadora ao mesmo tempo. É importante que não seja um objetivo simples o bastante para ser conquistado com um esforço mínimo, mas também não deve ser algo intangível, que nem mesmo os melhores de uma agência seriam capazes de conseguir.

Crie metas individuais e coletivas para a agência e sempre que elas forem alcançadas, bonifique os parceiros de acordo com os resultados, incentivando sempre a busca pela melhor performance possível.

2. Aproxime o time com eventos casuais fora do ambiente corporativo

Mesmo em agências em que os corretores trabalham praticamente sozinhos na rua, é importante que exista uma aproximação entre a equipe, o que fará com que eles troquem experiências e com essa colaboração aumentem o desempenho geral das vendas de seguros.

O mercado de seguros é muito competitivo e nem sempre os profissionais gostam de revelar suas técnicas, mas encontros casuais como festas e churrascos com todos os parceiros podem promover a interação e pelo menos ajudar no alinhamento de todos em torno de uma meta coletiva.

3. Invista em treinamentos voltados para o mercado de seguros

Uma das melhores formas de potencializar os resultados dos parceiros e investindo em treinamentos voltados para o setor.

É importante que o corretor de seguros esteja sempre atualizado em suas técnicas de venda, mas muitos profissionais acabam focando pouco nesse autoaperfeiçoamento por falta de tempo ou descuido.

Promover cursos, palestras e workshops é incentivador tanto pelo aprendizado quanto pelo fato de ser uma espécie de recompensa para o parceiro.

4. Crie um ambiente que promova a competição de forma saudável

É inevitável que no mercado de seguros exista uma competição intensa: todos querem ser o melhor vendedor da agência. É responsabilidade da empresa canalizar essa competitividade para se conseguir resultados melhores.

Uma competição saudável é aquela feita de maneira leal e atenciosa, em que os corretores nunca vão sabotar um colega roubando um cliente ou deixar de ajudar para continuar na frente.

Para conseguir isso, a empresa precisa de regras e sistemas que incentivem os parceiros a vencer sendo cada vez melhores, e não que os outros ao seu redor pareçam piores.

5. Promova viagens de incentivo para premiar resultados coletivos e individuais

Boa parte das grandes empresas de seguros já adotam essa prática: oferecer viagens de incentivo para premiar os resultados dos parceiros. Essa é uma ferramenta poderosa, pois a viagem é mais que uma simples recompensa material: ela é uma experiência marcante e inesquecível.

E existe uma grande diferença entre uma viagem de turismo normal e uma viagem de incentivo: enquanto a primeira é comprada, a segunda é conquistada. Isso amplia o valor dela para os parceiros e faz com que esse incentivo se torne algo muito desejado pelo time.

Ofereça tanto viagens para recompensar metas individuais como também as coletivas: levar todo o time para um passeio em um destino especial pode estreitar laços e fortalecer a cultura de vendas.

E agora que você já sabe como motivar seus parceiros no mercado de seguros, aproveite para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre viagem de incentivos!