O que você não pode perder em Nuremberg?

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
O que você não pode perder em Nuremberg?

Uma das cidades mais importantes da Alemanha — e segunda maior da região da Baviera —, Nuremberg preserva resquícios de um passado agitado. Entre momentos de glória e de tragédia, as ruas de Nuremberg testemunharam ápices históricos importantíssimos, tanto para a história alemã quanto para a memória mundial.

Além da carga cultural riquíssima, a cidade é dotada de diversos atributos que fazem com que ela seja um dos destinos turísticos mais interessantes da Europa. A arquitetura medieval, os costumes da população, os diversos museus e a beleza natural da região são apenas alguns pontos altos de Nuremberg.

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa cidade incrível, seus traços históricos, suas curiosidades e suas belezas. Afinal, o que não se pode perder em Nuremberg? Acompanhe!

Nuremberg é um museu vivo

Idade Média

A cidade foi construída a partir do Castelo de Tucherschloss, ainda na Idade Média. Para protegê-lo, foram erguidas imponentes muralhas, que continuaram a ser expandidas ao longo dos anos. É dentro desse perímetro que hoje encontra-se o centro turístico e histórico.

Durante o período medieval, Nuremberg se destacou por ter abrigado os melhores mestres cervejeiros e artesãos. A cidade também foi o coração do Sacro Império Romano-Germânico e berço de Albrecht Dürer, um dos artistas mais importantes do Renascentismo.

Sede nazista

No século XX, Nuremberg foi palco de alguns momentos mais importantes da história recente, ao ser declarada a cidade oficial dos comícios nazistas.

Durante esse período, as cavas e túneis, antes usados para armazenar e refrigerar cerveja, passaram a funcionar como abrigo para os moradores da cidade. Ao sinal de ataque dos Aliados, todos fugiam para essa rede subterrânea, onde também ficaram escondidas diversas obras de arte.

Uma das lembranças mais marcantes e tristes da cidade está na estação ferroviária Märzfeld, de onde milhares de judeus foram deportados para os campos de concentração. Com o fim da guerra, a cidade sediou os julgamentos de importantes líderes do partido.

A cidade que renasceu

Com quase 90% das edificações destruídas, Nuremberg precisou se reinventar com o fim da Guerra. A reconstrução foi feita de forma primorosa. Mesmo que a maioria das construções sejam posteriores a 1945, a cidade foi capaz de preservar a sua alma.

Bela e mítica, Nuremberg, hoje, carrega e resume o sentimento de identidade nacional da Alemanha. A riqueza medieval, a tragédia nazista e o poder de reconstrução, tudo isso pode ser visto e sentido em cada esquina da cidade.

O que fazer em Nuremberg

O Mercado de Natal

Quem encara o frio do inverno alemão é presenteado com o Christkindlesmarkt, ou Mercado de Natal. O centro histórico é iluminado com luzes encantadoras, que fascinam turistas de todo o mundo. A feira acontece desde o século XVI — foi interrompida apenas durante a Guerra —, de dezembro a janeiro.

Lá, é possível encontrar diversos produtos de artesãos locais, com temáticas natalinas ou não. Com certeza, um passeio imperdível.

A casa de Albrecht Dürer

Uma das atrações mais procuradas de Nuremberg, na casa de Albrecht Dürer é possível admirar diversas criações de Dürer, além de poder conhecer os ambientes de trabalho do artista, que também era matemático e teórico de arte.

Castelo Kaiserburg

Uma das edificações do período medieval mais bem conservadas da Europa, o castelo está associado ao próprio surgimento de Nuremberg. Registros históricos datam o início das construções ainda no ano 1000.

A cerveja de Nuremberg

Parece impossível visitar uma das cidades alemãs com maior tradição cervejeira e não se deliciar com a bebida, não é? Em Nuremberg é possível experimentar algumas das mais deliciosas cervejas alemãs, além de se encantar com a história de produção da bebida.

Ainda hoje, algumas cervejarias locais, como a Hausbrauerei Altstadthof, utilizam os antigos canais subterrâneos de Nuremberg para contar a história da tradição cervejeira da cidade. Já imaginou levar seus parceiros de negócio para experimentar uma típica cerveja baviera em um túnel medieval que serviu de abrigo na 2ª Guerra Mundial?

Nuremberg, com certeza, é um excelente destino para uma viagem de incentivo internacional — as atrações vão agradar a todos! O que está esperando para começar a planejar? Compartilhe conosco suas expectativas!