Para ter um time vencedor, engajar equipe é essencial. Aprenda aqui!

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Para ter um time vencedor, engajar equipe é essencial. Aprenda aqui!
para-ter-um-time-vencedor-engajar-equipe-e-essencial-aprenda-aqui

Falta de incentivo, queda nas vendas e metas não alcançadas são os principais problemas enfrentados por empresas no ramo de marketing e vendas. Criar um time vencedor não é fácil, mas existe um jeito altamente eficaz de prevenir essas dores de cabeça sem precisar fazer grandes alterações nos setores.

A palavra mágica é: engajar. Com uma equipe engajada, a produtividade aumenta e as falhas se tornam mais fáceis de serem corrigidas. Porém,  o engajamento não é uma ação pontual e com reflexo imediato. Devem ser adotadas ações assertivas, a fim de discernir o que mantém seus colaboradores motivados.

É essencial, por exemplo, que todos se identifiquem com a missão da empresa e que estejam alinhados para atingir seus objetivos. Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a encontrar a melhor forma de incentivar o seu time:

Delegue tarefas

O líder deve delegar tarefas e divulgar as metas institucionais para toda a equipe. A autonomia torna seus colaboradores mais engajado com os objetivos da empresa e mais seguros em suas atividades.

Mas isso não significa largar tudo nas mãos deles! Participe do desenvolvimento das tarefas e esteja à disposição para eventuais dúvidas. O ideal é equilibrar a liberdade com uma supervisão próxima e acessível.

Encoraje ao invés de dar respostas prontas

A melhor forma de aumentar o engajamento é baseada na troca de informações. Assim que um colaborador lhe procurar com uma dúvida ou uma decisão a ser tomada, não seja impetuoso e nem dê respostas imediatas. Reflita com ele sobre o assunto e permita que o colaborador encontre a solução por si. Com isso, você irá motivá-lo e mostrar a ele a importância de suas opiniões para a empresa.

Aprenda com seus colaboradores

Todos têm algo a ensinar, inclusive seus colaboradores! Um dos grandes problemas na gestão pode ser a crença de que os supervisores sempre sabem mais do que eles, só que isso não é verdade.

O líder deve identificar com quais habilidades e diferenças ele pode aprender. O gestor não pode ter orgulho de dizer que não sabe. Quando necessário, peça orientação ao seu time, pois isso faz com os membros se sintam mais valorizados e aumenta o engajamento da equipe.

Converse com seu time

Não se esconda! E-mails e mensagens são úteis em diversos casos, mas o gestor deve falar pessoalmente com sua equipe. Essa iniciativa demonstra que você se importa com eles, e não só com as metas.

Quando der feedbacks, procure se comunicar de forma clara, utilizar palavras de apoio e não se limite a criticas ou elogios, ofereça também dicas de melhoramento. Como as críticas tendem a desencorajar, devem ser feitas de forma individual, para não expor o seu colaborador durante uma reunião.

Seja criativo

Outra ótima forma de encorajar um time vencedor é fazendo campanhas de incentivo, que dão recompensas quando resultados positivos são alcançados. Alguns dos incentivos mais usados são pagamento em dinheiro ou em produtos e participação nos lucros.

Mas quem não gosta de mudar de ares de vez em quando?  Um grande benefício para a sua equipe pode ser uma viagem exclusiva, com todas as despesas pagas, que não só contribuirá com novos ambientes para seus colaboradores, mas exercerá influência direta na produtividade da equipe.

Diversas empresas, brasileiras e estrangeiras, têm combinado essa alternativa com o desenvolvimento de metas e objetivos, tornando-a um dos recursos mais eficazes quando falamos de engajar equipes.

E você? Já usou alguma dessas dicas de engajamento para ter um time vencedor? Então deixe seu comentário no post e enriqueça o blog com sua opinião!