Por que dar reconhecimento profissional é tão importante?

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Não é novidade que o ser humano é movido por estímulos das mais diferentes naturezas. Uns gostam de desafio, outros são ligados à competição, e há ainda os que gostam mesmo é de um afago no ego! Seja qual for o estímulo, ele é fundamental para o desenvolvimento das pessoas.

Obviamente, essa característica não é diferente no ambiente corporativo. Vários estudos e pesquisas na área de Recursos Humanos apontam que o reconhecimento profissional é mais valorizado pelos colaboradores do que uma promoção ou até um aumento salarial. Esse reconhecimento pode vir em forma de elogio, incentivo ou mesmo uma recompensa por alguma meta atingida.

Um simples feedback reconhecendo e valorizando a conquista de um membro da equipe — ou da equipe inteira, no caso de metas coletivas — já provoca uma sensação de realização incomparável e, com isso, a motivação tende a ser maior. Nada melhor do que uma equipe motivada para colocar aquela energia no trabalho e alcançar as metas definidas pela gerência, não é?!

A seguir falaremos de algumas formas de expressar o reconhecimento profissional no ambiente corporativo. Acompanhe!

Além do reconhecimento verbal

Além do elogio em público, há outras formas de reconhecer sua equipe que podem até trazer melhores resultados. O marketing de incentivo é um bom exemplo! São práticas de reconhecimento que premiam os colaboradores que mais se destacaram, seja atingindo metas, conquistando novos clientes, aumentando o faturamento ou até mesmo reduzindo custos.

Hoje, muitas empresas entendem essa importância e trabalham na elaboração de campanhas de incentivo, lançando desafios às suas equipes e oferecendo diferentes tipos de recompensas. A recompensa em dinheiro, embora utilizada por algumas companhias, não tem o mesmo efeito que uma experiência ou um produto.

Perceba que para realmente conquistar o interesse de todos, as companhias têm investido em reconhecimentos que trazem um valor sentimental agregado. Por isso a recompensa em dinheiro não é a mais utilizada! Quer um exemplo? Uma viagem! Quem não daria o melhor de si nas vendas por uma viagem para o exterior, por exemplo?

Uma viagem sempre está relacionada a momentos agradáveis e boas lembranças. É uma experiência de grande valor, que deixa as pessoas mais felizes do que a compra de um novo produto.

A boa notícia é que há empresas especializadas em marketing de incentivo e, mais especificamente, em viagens de incentivo. As agências entendem a necessidade das empresas de motivar e premiar os colaboradores de alta performance e investem em roteiros personalizados, experiências únicas, para garantir o sucesso da campanha.

Ideias de projetos para reconhecimento profissional

Como vimos anteriormente, podem ser utilizados diversos métodos de incentivo e reconhecimento profissional que vão muito além de uma bonificação em dinheiro e dos elogios verbais — não que os elogios também não surtam algum efeito positivo, porém as ações têm muito mais valor nesse quesito.

Por isso, confira agora algumas ideias de projetos que podem ser implementados aí na sua empresa para que o reconhecimento profissional de seus colaboradores e suas equipes se torne muito mais evidente:

Pesquisas de percepção e recolhimento de feedbacks dos colaboradores

O primeiro passo para você saber o que realmente agrada, motiva e incentiva as suas equipes e seus colaboradores é fazendo um levantamento de informações por meio de pesquisas e coletando feedbacks para identificar as mudanças necessárias para o desenvolvimento dos profissionais e da empresa.

Busque saber quais são as expectativas, as necessidades e as percepções que os colaboradores têm sobre a sua empresa. Descubra se eles se sentem satisfeitos com o ambiente de trabalho proporcionado, levante questões relevantes e ofereça a eles a oportunidade de expressar o que lhes deixa contentes e frustrados.

Planos de carreira com metas objetivas

Esse é um modo mais tradicional de oferecer incentivo e assegurar a motivação da sua equipe de trabalho. Os planos de carreira sempre foram e ainda são uma excelente maneira de garantir a dedicação e pouca rotatividade do pessoal, uma vez que eles oferecem uma visão de futuro profissional a partir de seus níveis de produtividade, de avaliações regulares e outros critérios para seu crescimento dentro da empresa.

Por isso, estruture planos de carreira em sua empresa com metas claras e objetivas para que seus colaboradores compreendam, se interessem e vejam como é possível crescer profissionalmente a partir de sua dedicação.

Implementação de mudanças

A partir daquele levantamento citado sobre as necessidades e expectativas dos colaboradores, é possível você saber por onde começar a implementar as mudanças na sua empresa.

Incentivos alternativos como plano odontológico, parcerias com instituições de ensino, convênio com restaurantes, farmácias, academias, cinemas, lojas, estacionamentos, enfim, benefícios diferenciados que atendam de alguma forma a demanda de seus colaboradores podem ser uma boa opção. De qualquer forma, é preciso verificar antes a necessidade e expectativas levantadas e o que está dentro das possibilidades da sua empresa.

Programas de incentivos diversificados

Existem diversas formas de dar incentivo aos seus colaboradores, por meio de premiações com cursos relevantes para a área ou que permita o crescimento do profissional, viagens para aqueles colaboradores que mais se destacarem naquele período de tempo ou algum tipo de bonificação que não envolva necessariamente alguma quantia em dinheiro a mais no salário.

Comemorações ao fim do mês, bimestre, trimestre, ou no período das metas quando elas forem atingidas também é uma forma de manter seus colaboradores motivados. Afinal, por que não dividir a comemoração com aqueles que ajudaram a tornar aquele resultado possível?

Um happy hour com a equipe inteira, um bolo ao fim do expediente, um churrasco no final de semana, um encontro com a equipe em um bom restaurante, festas e eventos de tempos em tempos, uma viagem em equipe. Isso tudo pode, além de motivar a sua equipe, reforçar o senso de pertencimento de todo o seu pessoal.

O reconhecimento é o segredo

Quer motivar sua equipe? Está buscando o aumento do faturamento, a conquista de novos clientes, mais e mais vendas, especialmente em um momento econômico desfavorável? Reconheça os talentos e desempenhos superiores de sua equipe!

Não tenha medo de elogiar em público uma atitude inovadora e criativa ou uma performance diferenciada. Isso move o profissional. Além disso, invista em marketing de incentivo e tenha a tranquilidade de contar com uma equipe engajada!

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