Por que o marketing de defensores é importante para o time de vendas

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Por que o marketing de defensores é importante para o time de vendas
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Em um mercado tão competitivo, no qual milhares de negócios ganham vida todos os dias, as marcas precisam ser cada vez mais amadas e respeitadas — lovemarks. Para que isso aconteça é importante utilizar estratégias inovadoras. Uma delas é o marketing de defensores.

Você já deve ter ouvido falar que a melhor forma de marketing é o boca a boca, não é mesmo? Isso é realmente verdade. Empresas como American Express, Starbucks e Airbnb, por exemplo, sabem muito bem disso e utilizam como poucas esta ferramenta.

Continue lendo nosso post e descubra como essa estratégia funciona, seus benefícios e como ela pode ajudar o time de vendas da sua empresa. Vamos lá!

O marketing de defensores

Esta é uma estratégia com foco nos usuários dos produtos/serviços da empresa que tem o objetivo de transformá-los em defensores leais da marca. Com isso, os próprios clientes passam a divulgar, defender, dar feedback e sugestões para o negócio.

Nubank, startup brasileira do ramo financeiro, é outro ótimo exemplo. Atualmente, seu cartão possui fila de espera. O segredo? O marketing de defensores. A empresa dá prioridade a clientes indicados por atuais clientes. Além disso, incentiva que seus usuários postem fotos com a hashtag: Sou Nubank (#sounubank).

Principais benefícios do marketing de defensores

Por ser baseado em uma relação mútua de confiança, é uma ferramenta poderosa. Não é a TV que está vendendo, é seu próprio amigo — entende a diferença?

Por meio de seguidores fiéis, as empresas podem alcançar seus objetivos e se diferenciar, mesmo em um mercado tão competitivo. Veja alguns dos principais benefícios:

  1. Seguidores fiéis tendem a trazer outros clientes para o negócio, visto seu poder de persuasão. Também é importante destacar que é uma forma de marketing com custos mais baixos.
  2. Os defensores tendem a gastar mais que outros, até 2 vezes mais que clientes comuns. Isso porque conhecem os produtos da empresa e sabem que podem confiar. Ou seja, mais lucro.
  3. Nas redes sociais, eles compartilham mais conteúdo relacionado a sua lovemark. O que aumenta a atuação da empresa no meio digital, com posts que, muitas vezes, se tornam virais.
  4. Sentem prazer em poder dar feedback sobre um produto ou serviço da empresa, pois se consideram parte do negócio. Além do mais, são mais rápidos e honestos na hora de fazer isso.
  5. Ajudam a reter clientes. Lembrando que é 7 vezes mais barato reter clientes do que alcançar aqueles que ainda não conhecem a marca. Assim, a empresa passa a fidelizar seu público-alvo.

A contribuição para o time de vendas

Um dos maiores tesouros de qualquer empresa é seu portfólio, ou melhor, seus cases de sucesso. Inquestionavelmente é uma poderosa arma para a equipe de vendas. Com defensores fiéis é possível ter um excelente portfólio de trabalho, com referências relevantes para fechar qualquer negociação.

Entretanto, para que os clientes possam se comprometer com a marca, é preciso se importar verdadeiramente com eles. Logo, é fundamental oferecer produtos/serviços que tenham um real valor para seu público-alvo, com propostas que tragam benefícios a todos os envolvidos.

Agora que você já sabe da importância do marketing de defensores para seu time de vendas, que tal compartilhar suas experiências e opiniões sobre o assunto conosco? Deixe o seu comentário!