Qual a importância do planejamento para campanhas de incentivo?

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Implementar uma campanha de incentivo é uma excelente estratégia para conseguir dos colaboradores o engajamento necessário para o atingimento dos objetivos do negócio. E o setor de vendas é um dos que podem se beneficiar com uma campanha.

Mas, para que a campanha atinja os objetivos desejados, é fundamental um bom planejamento. Neste post vamos apresentar as etapas de uma campanha de incentivo, os prêmios mais eficientes e, claro, a importância de se planejar esse tipo de ação. Confira:

Uma campanha de incentivo ocorre em várias etapas:

Diagnóstico:

A primeira delas é o diagnóstico, durante o qual o mercado e a concorrência são analisados, os motivos da realização da campanha são definidos, e o perfil do público delineado até a avaliação final.

Planejamento:

A partir das informações obtidas no diagnóstico, inicia-se uma das etapas mais importantes, que é a do planejamento.

Nesse momento são definidos o objetivo e as metas da campanha, os quais deverão estar de acordo com os resultados e as necessidades da empresa. É elaborado o regulamento e escolhido o prêmio a ser concedido.

E, finalmente, são criadas as peças de comunicação com o público-alvo.

Lançamento:

O lançamento deve ser um acontecimento! Um evento, mesmo que simples, contribuirá para que seus colaboradores compreendam as regras e percebam que seus esforços são recompensados.

Premiação:

O momento da premiação/encerramento também deverá ser um evento, de preferência com a presença de todos os envolvidos. E, finalmente, na avaliação final será possível apurar os resultados.

Todas as etapas deverão contar com um acompanhamento constante. Assim será possível detectar a necessidade de eventuais ajustes. Não se deve esquecer também que a equipe deverá ser continuamente estimulada.

Importância do planejamento

Oferecer prêmios aos colaboradores não é sinônimo de campanhas de incentivo. Para isso existe o planejamento. Ele é a etapa principal da ação, pois através dele é possível garantir a efetividade da campanha.

Assim como em qualquer outra ação de marketing, o planejamento pode ajudar o gestor da campanha a impulsioná-la na direção correta, além de antecipar possíveis problemas e falhas. Além disso, é possível fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias, uma vez que qualquer campanha está em constante processo de adaptação.

O prêmio

O prêmio deve motivar a equipe de colaboradores e parceiros o suficiente para que se engajem na campanha, trabalhem efetivamente para alavancar as vendas e se sintam recompensados pelo esforço.

É interessante ouvir os colaboradores e parceiros em todas as etapas da campanha. Certamente eles gostarão de opinar sobre a premiação, por exemplo. Não há dúvidas de que a maioria optará por receber uma viagem de presente.

Premiações em dinheiro nem sempre fazem sucesso, pois estão muito atreladas à ideia de remuneração. Bens como eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e até mesmo veículos, embora representem uma evidência palpável da premiação recebida, vão perdendo seu valor como prêmio com o desgaste gerado pelo uso.

Já as experiências vividas são imperecíveis. Nossas lembranças não envelhecem. E, quase sempre, nossas melhores experiências estão relacionadas com viagens. Imagine o brilho nos olhos de quem relata a primeira viagem internacional, por exemplo, ainda que ela tenha ocorrido há décadas atrás.

Sempre que o parceiro ou colaborador se lembrar das sensações vividas em uma viagem, lembrará também o quanto valeu a pena o esforço pelo atingimento das metas solicitadas. E, principalmente, o quanto valerá a pena se esforçar de novo.

Portanto, a viagem deve ser inesquecível! Um destino ainda não conhecido, uma experiência inusitada (gastronômica ou de exploração do meio selvagem, exposição de arte, museu, oportunidade de aprender algo novo). Se o público-alvo da campanha tiver a chance de participar do processo de planejamento da viagem, o prêmio terá um gostinho ainda mais especial.

É importante que a viagem seja organizada por um serviço especializado, nada de improvisação. Só assim se garantirá que não faltará nenhum detalhe e que imprevistos sejam evitados.

Top Service é uma empresa especializada em oferecer o que há de melhor em viagens de incentivo. Organiza, personaliza e cria experiências únicas que encantarão seus colaboradores e parceiros.

E você, como planeja as campanhas de incentivo de sua empresa? Que prêmios são oferecidos aos colaboradores e parceiros que atingem as metas estabelecidas? Compartilhe suas experiências deixando um comentário.