Quem é o responsável pela motivação dos colaboradores?

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Quem é o responsável pela motivação dos colaboradores?
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Manter a motivação dos colaboradores é fundamental para aumentar o diferencial competitivo de uma empresa no mercado. Desenvolver estratégias neste sentido influencia diretamente na comunicação interna, no atendimento e nas vendas, por exemplo. Porém, é importante ter em mente que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe apenas uma pessoa ou setor dentro de uma organização que é responsável pela motivação dos colaboradores, uma vez que ela é o resultado do trabalho em conjunto de várias áreas.

Dessa forma, é importante que os líderes definam uma equipe multidisciplinar, envolvendo representantes dos setores de Recursos Humanos (RH), Comunicação Interna e Vendas, entre outros, para desenvolver estratégias de motivação.

Quer saber como trabalhar a motivação dos colaboradores na sua empresa? Confira as dicas que separamos para você!

Defina uma equipe multidisciplinar

A motivação dos colaboradores é influenciada por uma série de fatores e, por isso, restringir a responsabilidade para um setor da empresa pode fazer com que as estratégias definidas para esse objetivo sejam falhas. Cada setor pode contribuir de uma forma diferente para promover a motivação: a comunicação interna pode auxiliar com o desenvolvimento de campanhas; já o RH pode ficar responsável por incentivos e realização de cursos e treinamentos, por exemplo.

Trace estratégias para promover a motivação dos colaboradores

Após definir quem fará parte da equipe responsável por promover a motivação dos colaboradores, é importante delimitar de que forma isso acontecerá. Para isso, uma equipe multidisciplinar conseguirá fazer um diagnóstico mais preciso sobre o que deve ser feito e definir quais serão as ações que a organização irá desenvolver.

A empresa pode realizar palestras, cursos e treinamentos; desenvolver um plano de metas e comissionamento; realizar campanhas de comunicação interna; oferecer viagens de incentivo; investir na qualidade de vida dos colaboradores; capacitar os líderes para promoverem feedbacks; entre outras ações, por exemplo.

Invista nas pessoas

Uma das principais falhas das organizações no que diz respeito ao relacionamento com a equipe é lidar com ela como se seus integrantes fossem máquinas. As pessoas que fazem parte de uma empresa têm, assim como quaisquer outras, necessidades pessoais e profissionais, além de problemas, emoções, anseios, sonhos e expectativas. Elas precisam ser valorizadas tanto no que diz respeito ao lado profissional quanto ao pessoal.

Por isso, a empresa precisa humanizar o seu olhar sobre a sua equipe, de modo a buscar entender suas necessidades para promover um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

O colaborador que se sente valorizado com certeza também se sente mais motivado. Dessa forma, para incentivar a motivação dos colaboradores, é necessário, em primeiro lugar, vê-lo como um ser humano, com emoções, sentimentos e passível de erros. Além disso, é preciso investir em um trabalho em conjunto, com diversos setores, para manter os colaboradores motivados.

A sua empresa trabalha a motivação? Fale com a gente nos comentários e nos conte como são definidas as estratégias de motivação dos colaboradores na sua empresa! Se você também tiver alguma sugestão sobre como manter a equipe motivada, conte pra gente!