Relacionamento pós-evento: 5 práticas que sua empresa deve adotar

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Relacionamento pós-evento: 5 práticas que sua empresa deve adotar
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Se tivéssemos que encontrar uma palavra para descrever a realização de um evento, esta poderia ser “intenso”, “agitado” ou talvez até “estressante”. No entanto, seja qual for o termo escolhido, a maioria dos organizadores concordaria que, após a sua realização, todos respiram aliviados e se concentram na próxima atividade. Mas, e quanto ao relacionamento pós-evento?

Atualmente, a informação é absolutamente indispensável para qualquer líder empresarial, não é mesmo? Com o término do evento, você acabou de adquirir uma grande quantidade de informações atualizadas sobre seu mercado e público-alvo.

Pensando nisso, selecionamos algumas das melhores práticas que sua empresa deve adotar para ter certeza de que os resultados esperados foram alcançados e fundamentar estratégias voltadas tanto para a captação de novos clientes quanto à fidelização dos existentes. Boa leitura!

1. Mensure o sucesso do evento

Para mensurar o sucesso do evento, você deve utilizar métricas condizentes com os objetivos iniciais determinados na etapa de planejamento. Por exemplo, se a meta principal foi gerar novos prospects, avalie a quantidade de clientes potenciais que assinaram a lista de presença.

Se, por outro lado, você organizou um seminário para atrair líderes empresariais que, normalmente, não atendem aos seus representantes de vendas, meça a qualidade e o número de participantes.

No caso de ter tomado parte em uma conferência de alto nível para alavancar a reputação de sua empresa no mercado, considere a cobertura da mídia ou a quantidade de participantes que pediram mais informações após o evento.

2. Conte com a ajuda de uma empresa especializada

É preciso garantir a análise de informações e a realização de ações importantes para o fortalecimento do relacionamento pós-evento, tais como as pesquisas de satisfação, a garantia de um fluxo constante de nutrição com contatos de leads coletados no evento, a divulgação dos resultados ao público e o levantamento de dados sobre o comportamento para gerar maior proximidade.

Todo esse processo pode ser facilitado e efetivado eficientemente se você contar com a ajuda de uma empresa especializada na produção de eventos corporativos.

3. Realize comparações quantitativas e qualitativas do perfil dos participantes

A coleta de números e detalhes dos participantes fornece os dados brutos necessários para mensurar vários aspectos do evento. Utilize as informações adquiridas por meio da quantidade de visitantes, cartões de visita solicitados, formulários de registro preenchidos etc.

Para medir a popularidade do evento, analise quantas pessoas foram convidadas e aquelas que realmente participaram, levando em consideração o perfil do público. A partir disso, compare os números com os de eventos similares para identificar quais elementos foram determinantes para o seu desempenho.

4. Rastreie os leads coletados no evento

Estimar as vendas ou a geração de leads resultantes do evento ajuda você a avaliar o sucesso sob uma perspectiva de marketing. Liste os novos contatos adquiridos e rastreie seus progressos em direção a uma venda. Uma boa ideia é utilizar os registros referentes aos pedidos de informações e visitas agendadas.

Meça os resultados por categorias, tais como “prospects convertidos em clientes”, “leads a serem qualificados” etc. Relacione-os com os resultados de outras campanhas de marketing.

5. Solicite feedback aos participantes

Solicitar feedback aos convidados contribui para avaliar a eficácia e destacar os problemas que você precisa resolver para eventos futuros. Forneça aos participantes um formulário com questões relacionadas à qualidade dos oradores, relevância dos tópicos abordados e adequação das instalações e serviços.

De acordo com as características gerais de sua organização e as especificidades de sua base de clientes, você pode estimulá-los a enviar comentários por e-mail ou diretamente em seu website.

Não deixe de revisar os comentários e enviar agradecimentos personalizados, pois isso fortalece o relacionamento pós-evento com seu público.

Gostou do artigo? Quais ações a sua empresa realiza após um evento corporativo? Deixe um comentário no post e divida sua experiência conosco!