Saiba como fazer planejamento estratégico de endomarketing

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O endomarketing é uma área importante da gestão que utiliza diferentes técnicas de marketing para o público interno da organização, ou seja, seus colaboradores, uma vez que eles também são responsáveis pela divulgação da imagem da empresa no mercado. Mas será que é possível aliar diferentes estratégias, técnicas e ferramentas para impulsionar o endomarketing da sua empresa?

Neste post você vai entender o que é o planejamento estratégico, como utilizá-lo para desenvolver o endomarketing empresarial e como isso pode impulsionar os seus negócios e se transformar no diferencial competitivo de que você precisa. Acompanhe:

O que é o planejamento estratégico

O planejamento estratégico pode ser definido como uma metodologia de gerenciamento que permite a uma empresa definir com maior precisão a direção que quer seguir. É ele que vai definir para onde a empresa pode ir e como isso será executado. Uma das suas principais ferramentas é a análise SWOT.

O termo SWOT vem das palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam, em português, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A matriz SWOT permite a análise dos ambientes interno e externo nos quais a empresa atua, partindo de cada uma das palavras-chave que compõem a sigla.

O planejamento estratégico e o endomarketing

Alguns aspectos são bastante importantes no planejamento estratégico, como a comunicação interna, as pesquisas de satisfação e os eventos motivacionais. Eles servem para conhecer melhor o ambiente interno e externo de uma entidade e podem ser utilizados de forma conjunta com o endomarketing, definindo os rumos da companhia e permitindo, ao mesmo tempo, que os colaboradores tenham uma percepção mais positiva sobre ela.

Comunicação interna

Em primeiro lugar, a comunicação interna se destaca como uma forma bastante simples e efetiva de planejamento estratégico aliada ao endomarketing. A comunicação interna deve ser utilizada como disseminadora da cultura interna da organização. Além disso, também deve mostrar ao colaborador que ele faz parte da empresa e que seu engajamento é essencial para o negócio.

Pesquisas de satisfação

Já as pesquisas de satisfação ou de clima revelam aos gestores como a empresa é percebida por seus colaboradores, seu pontos fortes e fracos, e apontam ações que podem ser implementadas para corrigir eventuais desvios.

Eventos e programas motivacionais

Realizar eventos e programas motivacionais para a equipe é uma excelente maneira de mostrar onde a empresa está, para onde ela quer ir e qual é o papel do colaborador nesse processo, motivando-o e fazendo com que ele perceba que é essencial para a continuidade do negócio.

Neste post você viu que o planejamento estratégico compreende uma série de estratégias, ferramentas e ações que servirão para definir o rumo da empresa, ou seja, mostrar onde ela está e aonde ela quer chegar.

Uma das principais técnicas utilizadas nesse contexto é a análise SWOT, que permite conhecer de forma detalhada o ambiente externo e interno da organização. A empresa também deve contar com ações como a comunicação interna, pesquisas de satisfação e eventos motivacionais para entender melhor sua atuação e ainda engajar os colaboradores e fomentar o endomarketing.

E a sua empresa, como trabalhado o planejamento estratégico de endomarketing? Deixe seu comentário.