Saiba como reduzir o estresse dos gerentes do seu banco

  • Post Author:
  • Post Category:Blog
Saiba como reduzir o estresse dos gerentes do seu banco
saiba-como-reduzir-o-estresse-dos-gerentes-do-seu-banco

O estresse no ambiente de trabalho pode causar mais prejuízos do que você imagina. Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma), uma associação que estuda o problema em 12 países, incluindo o Brasil, revelou que 7 em cada 10 trabalhadores brasileiros sofre de estresse no trabalho. Isso significa que cerca de 20 milhões de pessoas são afetadas no país. Nesse contexto, adotar medidas para reduzir o estresse é fundamental.

A pesquisa não analisou a ocorrência do estresse ocupacional por área de trabalho, mas é consenso que a atividade de gerente é uma das que mais sofre com a pressão no dia a dia e, consequentemente, apresenta altos níveis de estresse.

Como reduzir o estresse garantindo melhor qualidade de vida para esses profissionais? Reunimos neste post 5 dicas para trabalhar essa questão.

Estabeleça um plano de ação

O colaborador deve conhecer os objetivos e a missão da empresa para a qual trabalha. Caso contrário, sem uma perspectiva do todo, em pouco tempo o trabalho se torna desinteressante e ele fica desmotivado — o que é péssimo para o funcionário e para a empresa.

Estabeleça um plano de ação dividido em etapas com metas claras para que seus colaboradores se sintam desafiados a cumprir com sucesso aquele percurso. Mas isso só funciona se você conseguir reconhecer o trabalhador (ou seu setor) que tiver o melhor desempenho e ser claro quanto às regras do jogo. O plano de ação vale para qualquer projeto, desde que seja bem adaptado.

Transforme um bom ambiente em cultura de trabalho

Investir na construção de um bom ambiente de trabalho muitas vezes vale mais para o trabalhador do que um aumento de salário (que também é importante). Se o trabalho de gerenciar contas de clientes que ligam o tempo todo e lidar com pressões dos chefes já é desgastante, aliar isso a um clima pesado no ambiente de trabalho e problemas com os colegas de equipe pode criar um cenário tenebroso.

Deve partir do líder uma mudança de atitude para disseminar uma cultura de boa convivência e respeito aos colegas. Para isso, oferecer feedbacks frequentes aos profissionais e ouvir o que eles têm a dizer é fundamental.

Deposite confiança

A partir do momento em que você aposta em seu funcionário para que a empresa obtenha o retorno planejado, ele espera poder realizar o seu trabalho tendo o suporte de seus líderes, o que inclui um elemento essencial: confiança. Não há nada pior do que trabalhar sob pressão e desconfiança. Isso passa a impressão de que o próprio gestor que o encarregou da tarefa não tem segurança suficiente em relação ao trabalho de seu funcionário. Com desconfiança, uma oportunidade de reduzir o estresse da equipe acaba indo por água abaixo.

Reconheça os esforços de seus colaboradores

De nada vale seguir os três passos acima se o funcionário que se destacar não for devidamente reconhecido pelos seus esforços. Pense bem: ele compreendeu o plano de metas passado pela empresa, vestiu a camisa, colaborou para um ambiente de trabalho mais agradável, se dedicou e por isso… merece um reconhecimento.

Uma das apostas das empresas hoje é converter o resultado em algo que seja agradável e palpável para o trabalhador, como viagens.

Veja como reduzir o estresse com prêmios especiais

As viagens de incentivo são um ótimo exemplo de como recompensar os profissionais pelo trabalho feito ao longo de um ano ou de um projeto específico e, de quebra, colaborar para reduzir o estresse do time. Existem diversas formas de recompensar um funcionário por um bom trabalho — por exemplo, com um aumento de salário e bens materiais como aparelhos eletrônicos e carros.

Mas apostar em uma viagem de incentivo é uma boa pedida porque você transforma o resultado do trabalho de seu funcionário em uma experiência memorável, repleta de bons momentos.

Quer saber mais sobre as viagens de incentivo e como premiar seus melhores funcionários? Entre em contato conosco e fique por dentro das novidades.