Conhecer um novo lugar é uma forma de quebrar a rotina, ter alguns momentos de descanso e criar novas memórias e experiências. Além disso, as viagens também podem ser um mecanismo para recompensar os colaboradores de uma empresa que se destacam no trabalho. É com esse pensamento que muitos gestores têm investido no turismo de incentivo.
Essa prática não consiste apenas na emissão de uma passagem e a reserva em um hotel: ela vai além. Roteiros de viagens e passeios são elaborados com o objetivo de criar uma experiência única. Esse sistema de recompensa é uma oportunidade de a empresa se aproximar ainda mais do seu colaborador (que, além de aproveitar o passeio, ganha memórias que serão revertidas em benefícios a longo prazo) e ainda de aumentar sua receita.
Entenda como isso funciona no post de hoje:
Incentivo ao trabalho
Uma empresa depende de um bom trabalho de seus colaboradores para alcançar os melhores resultados. Incentivar o bom desempenho e o cumprimento de metas é parte das iniciativas para melhorar esses resultados, mas é possível alavancar ainda mais a produtividade oferecendo benefícios e recompensas. É nesse campo que entra o turismo de incentivo.
É mais provável que as metas estabelecidas sejam cumpridas se os colaboradores forem estimulados, e o bom resultado do trabalho deles significa aumento da receita da empresa. Uma opção para esse estímulo, por exemplo, é oferecer um cruzeiro, um final de semana em um resort ou, quem sabe, uma estadia em uma pousada para a sua equipe de vendas se eles fecharem um número determinado de negócios em certo período de tempo.
Estreitamento dos laços
Como mencionado no tópico anterior, o público interno de uma empresa é uma peça fundamental para a rotina da corporação. Contar com colaboradores motivados e satisfeitos com as funções que exercem é de grande importância para a consolidação de uma marca, o aumento dos negócios e o fortalecimento da imagem corporativa. Os principais defensores de uma companhia são justamente aquelas pessoas que ajudam diariamente a construir a empresa: os colaboradores.
Dessa forma, o turismo de incentivo contribui de diversas maneiras para o aumento de receita da empresa. Se em um primeiro momento ele funciona como um estímulo para o bom desempenho da sua equipe, em uma segunda etapa contribui para estreitar as relações entre empregador e empregado, aproximando os colaboradores da marca e intensificando a sua identificação com a companhia na qual trabalha.
Esforço recompensado
O turismo de incentivo também pode apoiar o desenvolvimento de grandes campanhas de vendas. Em determinados momentos, como em períodos de crise, é preciso investir pesado em ações específicas para alavancar o seu negócio e para isso é necessário um esforço intenso de toda a sua equipe.
O trabalho pode ser árduo e demandar um longo período de execução. No fim dessa maratona, oferecer uma boa recompensa como forma de valorizar aqueles que tiveram destaque é uma forma de valorizar o esforço e incentivar que os outros colaboradores busquem dar o seu melhor sempre.
Já utilizou o turismo de incentivo como forma de estimular os seus colaboradores e aumentar a receita da empresa? O que acha dessa experiência? Compartilhe nos comentários as suas histórias e opiniões.