Vendarketing: como alinhar marketing e vendas para aumentar resultados

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Você já conversou com alguém do time de vendas hoje? Não nos referimos aqui, a um simples “bom dia”, mas a uma troca de informações sobre como ser mais produtivo para a empresa. Se essa ideia soa mirabolante para você, saiba que está perdendo uma oportunidade de ouro para alavancar os resultados da sua empresa.

Está duvidando? Então confira nesse artigo como isso é possível através do vendarketing!

Por que esse termo parece familiar?

Porque ele é a junção de vendas e marketing — não somente em palavras, mas também em atitude. O conceito de vendarketing ainda é novo no Brasil, mas lá fora ele faz a diferença nas companhias.

Quer uma prova? A Aberdeen Group mostrou, em uma pesquisa recente, que as empresas que integram as equipes de vendas e marketing têm um aumento anual de 20% nas suas receitas. Por outro lado, quem ignorou o poder do trabalho em conjunto viu seu rendimento declinar em 4%.

Como ele funciona?

Vamos responder juntos a essa questão. Pense no processo de vendas como um funil, onde ele tem início com a atração promovida pelo marketing e encerra com o negócio fechado pelo vendedor. Existe alguma maneira desse sistema dar certo se não houver um alinhamento entre os dois times?

Além de acabar com os ruídos na comunicação, o vendarketing direciona os colaboradores para um mesmo objetivo: a geração de Retorno Sobre Investimento (ROI). Mas será que os vendedores estarão dispostos a dividir essa responsabilidade?

Sim, porque eles poderão oferecer alta performance para o cliente. Em contrapartida, os publicitários também serão beneficiados com esse compartilhamento, sobretudo com o poder comprobatório que as métricas vão adicionar às ações implementadas.

Por onde devo começar?

Colocando o pessoal de marketing e vendas para conversar regularmente. Essas reuniões podem acontecer semanalmente, por exemplo, mas o principal objetivo é que todos os colaboradores percebam as dificuldades de cada departamento e como o resultado será melhor se trabalharem em conjunto.

O segundo passo é definir metas universais para essas áreas. Para isso, analise qual é o perfil e quantidade de lead necessária para os vendedores cumprirem a meta mensal. Depois, organize essas informações em um acordo único, onde fique claro o papel do marketing no fornecimento de leads qualificadas e o de vendas na concretização do negócio.

Por fim, faça com que as informações de ambos os departamentos estejam disponíveis para todos. Você pode contratar softwares específicos para esse tipo de gerenciamento, ou simplesmente oferecer acesso às planilhas que as equipes já utilizam para controle.

Os ganhos são mesmo garantidos?

No vendarketing, além de você mapear com mais eficiência o processo de venda, é possível fazer com que ele seja escalável. Quer um exemplo?

Vamos supor que o produto da empresa seja comercializado a R$ 30.000,00. Com um budget de R$ 15.000,00, sua equipe de marketing consegue atrair 1.000 leads e convertê-los em 150 leads qualificadas para o time de vendas. Desse total, são geradas 50 oportunidades de negócio que, mais tarde, resultam em 15 clientes. No final das contas, você investiu R$ 1.000,00 por cada negócio de R$30.000,00. Imagina se duplicássemos o budget?

Outro benefício do vendarketing é a possibilidade de identificar erros com mais precisão. Foi-se o tempo em que um time jogava a culpa no desempenho do outro: com essa metodologia, o processo de venda fica mais claro auxiliando, consequentemente, na sua constante melhoria.

Qualquer tipo de mal-estar que possa existir entre suas equipes de marketing e vendas deve acabar agora. Como você pôde conferir nesse artigo, não há motivos para manter esse paradigma ultrapassado de que eles são melhores se trabalharem sozinhos. Mais do que nunca, a união de esforços promovida pelo vendarketing precisa ser vista como peça-chave de uma empresa de sucesso.

Ficou animado com a novidade? Conte-nos como você motivará seus colaboradores a abraçarem essa ideia!