Você sabe como melhorar o seu desempenho como gestor?

Você sabe como melhorar o seu desempenho como gestor?

Para trazer os resultados desejados para sua empresa, é preciso melhorar o seu desempenho como gestor. Nesse sentido, realizar a gestão estratégica das pessoas, conseguindo o melhor da equipe, é fundamental. Focar nos colaboradores é uma maneira de fazer com que, a longo prazo, a instituição se sustente com um time de alta performance.

Mas você sabe como fazer isso? Não existe uma fórmula, mas as dicas a seguir podem ajudá-lo a alcançar conquistas representativas com sua equipe. Acompanhe:

Realce os valores essenciais

Cada empresa tem a sua cultura, mas alguns valores e princípios são fundamentais para orientar a atuação de qualquer equipe em uma organização séria, como honestidade, pontualidade e responsabilidade. Frise esses valores sempre que puder.

Compartilhe metas, objetivos e estratégias

Para se sentir envolvido, o colaborador precisa entender para onde a empresa está caminhando e qual é exatamente o seu papel nesta caminhada. Um bom gestor deve deixar bem explícitas as atribuições de cada membro e da empresa como um todo, abrindo espaço para que ele possa dar sugestões e receber feedbacks. O colaborador deve participar da construção do plano de ação da equipe para se sentir parte dela e todos seguirem na mesma direção.

Use indicadores a favor de sua gestão

Para diagnosticar a real situação de uma empresa, é preciso recorrer aos indicadores referentes tanto à gestão de pessoas como à de negócios.

Analisados de maneira integrada, os indicadores bem formulados oferecem uma visão ampliada do presente e podem colaborar para direcionar as ações futuras da empresa, buscando um melhor reposicionamento com seus clientes, colaboradores e parceiros.

Para fazer uma gestão estratégica de pessoas, os indicadores de competências técnicas e comportamentais são importantes, pois demonstram os conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe para conquistar os resultados.

Promova reuniões periódicas

Muitas vezes as metas e objetivos são estabelecidos e compartilhados, mas no meio do trajeto eles se desviam. Por isso, é preciso acompanhar de perto o andamento da equipe. E esse acompanhamento deve ser feito periodicamente, com pelo menos uma reunião com o time para compartilhar ideias, esclarecer dúvidas e dividir desafios que venham a surgir. É uma oportunidade para revisar e avaliar continuamente a atuação da equipe e os resultados obtidos.

Mas cuidado para que esse momento não se transforme em um transtorno: o tempo de duração dos encontros devem ser estabelecido em consenso pelo grupo, levando-se em consideração a disponibilidade e interesse dos membros.

Proporcione o desenvolvimento dos colaboradores

Esteja atento para perceber quando um membro está atrapalhando a equipe e avalie se ele deve ser descartado ou apenas reposicionado. É possível também que ele precise apenas de uma capacitação.

Até mesmo os maiores talentos da equipe precisam se atualizar; por isso, investir em treinamentos é altamente recomendado para gestores que querem ver sua equipe evoluir. Você também deve investir em processos de aperfeiçoamento para si mesmo para se tornar um líder cada vez mais respeitado e eficiente.

Como vimos, existem várias maneiras de melhorar o desempenho de sua gestão e de sua equipe. E você, tem algo a acrescentar para aprimorar este conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários.

Deixe um comentário